BeFunky_18777_ext_arquivo
Quando estamos próximos de feriados e começamos a fazer planos para onde ir, sempre pensamos que não podemos ir muito longe, pois, afinal são apenas alguns dias que teremos para a viagem. Pensando nisso, preparamos um lista de cidades  próximas a São Paulo e que mesmo em feriados curtos  e finais de semana, são fáceis de chegar.

Penedo – RJ: 

Penedo, distrito do município de Itatiaia (RJ), é destino de viajantes que buscam calmaria, contato com o verde, momentos de aventura e comidinhas típicas deliciosas na única colônia finlandesa no Brasil. O lugar acolhe tanto viajantes que estão no pique de repouso total até aqueles que querem aproveitar cada atividade que a estrutura turística oferece. A história de Penedo começou na década de 20 com o “empurrão” de um grupo de imigrantes finlandeses, liderado pelo naturalista Toivo Uuskallio. Eles foram com o objetivo de construir uma nova vida imersa à natureza.Para tristeza deles e do meio ambiente, a cultura do café e as queimadas anuais para formação de pastagem acabaram com o solo, dificultando a prática de sobrevivência do grupo. Sem a estrutura para viver, os colonos se voltaram para o turismo, principal atividade do distrito.

São Roque- SP:

A cidade de São Roque é uma estância turística a cerca de 60 km de São Paulo. É uma boa opção de turismo próximo a capital Paulista. Tem uma ótima topografia e um clima agradável. A natureza foi bondosa com a região trazendo belas paisagens. Outra coisa que chama atenção na cidade são seus patrimônios históricos e religiosos, sabores autênticos da gastronomia, opções de entretenimento e uma boa qualidade de vida. Em 1990, São Roque recebeu a qualificação de estância turística e desde então, a cidade vem se estruturando para fazer deste segmento o carro-chefe de sua economia. Sendo assim, a cidade teve diversas iniciativas do poder publico e privado para estimular o turismo na cidade.

São Pedro- SP: 

A cidade de São Pedro é considerada Estância Turística, localizada a 195 quilômetros da cidade de São Paulo. A cidade de São Pedro é muito conhecida por suas belezas naturais, fica aos pés da Serra do Itaqueri. A cidade de São Pedro é uma ótima opção para quem busca lazer, descanso, ecoturismo, turismo religioso e empresarial, gastronomia e esportes de aventura como o rappel, arborismo, cascading, balonismo, trilhas para off-road e 4×4, voos de asa-delta e parapente.

 Visconde de Mauá: 

A região de Visconde de Mauá fica nos vales da Serra da Mantiqueira entre os estados de RJ e MG, é composta por três vilas principais, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Todas as três vilas são pequenas, mas tem boa estrutura para atender os viajantes que visitam a região. As três vilas ficam as margens do Rio Preto que corta a região, além do Rio Preto tem outros afluentes que formam lindas corredeiras de aguas cristalinas, onde são encontrados poços para nadar e cachoeiras. As melhores opções para quem gosta de banhos de cachoeira ficam depois da vila de Maringa e também em Maromba, então para quem está a procura de cachoeiras a dica é ficar por essas duas regiões, principalmente em Maromba.

Maresias- SP: 

A praia de Maresias, pertence à cidade de São Sebastião litoral norte de São Paulo, é uma das mais badaladas praias do estado. Com uma orla de aproximadamente 5 km de extensão, as margens da Rodovia Rio – Santos, a praia atrai um publico jovem, a procura de badalação, nos finais de semana e temporada de verão. Não é por menos que em Maresias se concentram clubes noturnos badalados, a danceteria Sirena e o Marocco são bons lugares para quem esta a procura de agito. Já nas areias a curtição também é grande, além de ser uma praia bonita, é o point da galera do surf pois a praia costuma ter boas ondas.

Santana de Parnaiba – SP: 

A cidade de Santana do Parnaiba fica bem proxima da capital paulista (cerca de 35 km). É uma cidade interessante para fazer turismo de um dia proximo a capital paulista. Suas construções históricas encontradas no centro da cidade chamam a atenção dos visitantes. o centro histórico foi tombado em 1982 pelo Conselho do Patrimonio Historico, Arqueológico, Artistico e Turístico. Hoje em dia a cidade luta para manter seu patrimonio histórico, fazendo restaurações em diversos casarões do centro histórico através do projeto Oficina Escola de Artes e oficios. São cerca de 209 edificaçoes que mantém as caracteristicas dos seculos 17, 18, e 19.

Holambra – SP: 

A cidade de Holambra, no interior paulista (a 140 km da capital), é conhecida como a cidade das flores, ou também como um pedaço da Holanda no Brasil, devido aos descendentes holandeses que moram na cidade, trazendo sua cultura para Holambra. As tradições holandesas, aparecem na culinaria, e costruções locais, e até mesmo nas ruas, com ciclovias e o uso da bicicleta como transporte por exemplo.

 Embu das Artes – SP: 

A estancia turistica de Embu, conhecida tambem como Embu das Artes, esta situada apenas 30 km da capital paulista chama atenção pelos seus inumeros artistas que fazem da cidade um grande atelie ao ar livre. Nos finais de semana  muitos artesãos expõem suas obras nas ruas do centro histórico.
Quadros, madeira entalhada, tecidos, objetos antigos, móveis rústicos, objetos em prata, roupas, entre outros são algumas das atrações. Muitas coisas bonitas e de qualidade podem ser encontradas a bons preços. Basta uma boa pesquisa para encontrar o que você procura. Na alimentação, a cidade não fica devendo aos exigentes paladares com bons restaurantes de cozinha internacionais e nacionais.

Socorro – SP: 

Rafitng em Socorro

A cidade de Socorro, fica a cerca de 130 quilometros da capital paulista, esta localizada no circuito das águas paulista e atrai visitantes em busca de esporte de aventura, contato com a natureza e pessoas que estão a procura de roupas de malha, pois, assim como as cidades de Jacutinga e Monte Sião, a cidade de Socorro é uma grande produtora de roupas em malhas.

Brotas: 

Brotas

A cidade de Brotas a cerca de 250 km de São Paulo é um dos destinos certos para os turistas apreciadores de belas paisagens naturais, cachoeiras e dos esportes de aventura e eco turismo. São muitas opções de lazer na cidade que fazem a alegria de todos, dês dos mais radicais, até os que estão iniciando nas praticas dos esportes de aventura.

Itu: Entrada da cidade com azulejo portugues

Itu é conhecida como a cidade dos exageros. Situada a 100 km da capital paulista, é uma opção interessante para um final de semana. Além de ser conhecida como cidade dos exageros, é conhecida como o Berço da República, pois foi lá que em 1873 foi fundado o Partido Republicano Paulista na Convenção de Itu. Por isso, Itu conserva uma história rica, assim como, construções históricas importantes. É possível encontrar muitas fazendas centenárias na cidade, muitas delas abertas a visitação. No passado, elas viviam pelo cultivo do café e hoje exploram o turismo. Situada a 100 quilômetros da capital paulista, ela é uma opção interessante para um final de semana. Vale a pena conferir.

Bueno Brandão: 

Igreja Matriz

Em plena Serra da Mantiqueira é uma boa opção para os amantes da natureza, e para quem está a fim de relaxar, e sair da rotina da cidade grande. A cidade está situada no Circuito das Águas, próximo as cidades de Serra Negra, Águas de Lindóia e Socorro, e não mais que 170 Km da capital paulista. O turismo na cidade vem crescendo e muitas pousadas vem surgindo. Para quem gosta de aventura há varias opções na cidade. Podendo programar em agências a pratica de esportes radicais como descidas de rapel e tirolesa, ou então um passeio a cavalo.

Extrema:

Cachoeira do Salto

Conhecida como Portal de Minas, por ser a primeira cidade mineira saindo de São Paulo esta cidadezinha é um prato cheio para os amantes da aventura e da natureza. Situada no coração da Serra da Mantiqueira está cidade com uma população de pouco menos de 20 mil habitantes enche os olhos dos seus visitantes com suas belas paisagens naturais, sua culinária típica, e a simpatia dos seus moradores.

Ilha Bela:

praia-do-curral.JPG

Conhecida como a capital da vela a cerca de 200 km da capital paulista esta ilha é uma grande opção para os amantes da natureza, e também para as pessoas que buscam tranqüilidade em seus fins de semana, mesmo perto de cidades badaladas como São Sebastião e Ubatuba, na Ilhabela o turista encontra bem mais tranqüilidade.

Monte Verde:

Monte Verde

Distrito da cidade de Camanducaia, a cerca de 160 km de São Paulo. É um lugar excelente para quem quer descansar em meio a um clima serrano de belas paisagens, ou também é o lugar ideal para se curtir um final de semana a dois ou para fazer um trekking em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira.
Monte Verde é um local de muita tranqüilidade, charme e frio suas temperaturas no inverno chegam muitas vezes a menos de zero grau. A cidade tem boas opções de hospedagem e alimentação. A arquitetura é em estilo europeu. Monte Verde é um local turístico sendo assim, tem varias agencias que oferecem passeios pela região. Como passeios de jipe, a cavalo, avião mono motor, quadriciclo entre outros.

São Tomé das Letras:

Poço do Vale das Borboletas

A famosa mística cidade de São Tomé das Letras com suas construções de pedra e sua feira de artesanato feito pelos hippies. Com muitas cachoeiras, todas com bom acesso e inúmeras opções de hospedagem como pousadas e um camping bem no centro da cidade.

Ilha do Cardoso:

Pontal da Praia

Situada no extremo sul do litoral paulista a Ilha do Cardoso é um santuário ecológico que enche os olhos dos seus visitantes, com suas praias desertas, sua rica flora e fauna, com belas cachoeiras e trilhas pela mata atlântica muito bem preservada.

Joanópolis:

Cidade de Joanópolis ao fundo chuva no Pico do Lopo

Há pouco mais de 100 km de São Paulo, a cidade nos chama a atenção pela sua tranqüilidade e suas belezas naturais. Há uma boa área de camping próximo da cachoeira, com churrasqueiras e uma boa infraestrutura para acampar.

Paranapiacaba:

Parte baixa da cidade de Paranapiacaba

Situada a pouco mais de 50 km da capital paulista, esta pequena vila pertencente ao município de Santo André, é uma boa pedida, para um passeio de final de semana. Paranapiacaba possui diversos pontos turísticos como a Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba, Castelinho, Clube União Lyra Serrano, Pátio Ferroviário e o Mirante, além de museus da estrada de ferro.

Pedra Grande:

vista1.jpg

Há cerca de 60 km de São Paulo, este lugar é considerado o paraíso de esportes radicais, como o rapel, a escalada, asa delta, paraglider, jipe, motocross e montain bike. Onde além desses esportes é possível ter uma vista incrível de varias cidades de toda a região.

Praia Branca:

trilha que leva a praia branca

Esta praia do litoral paulista se destaca na região por ser isolada, pois se chega nela a pé por uma trilha no meio da mata, ou de barco. Acampar não está sendo mais permitido, porém a Prainha tem pousadas com bons preços.

Serra do Japí:

A cerca de 60 km de São Paulo, a Serra do Japí é um dos poucos pontos remanescentes de Mata Atlântica ainda existentes no interior paulista, com uma extensão total de cerca de 350 km quadrados, sendo que 191,70 km quadrados correspondem a área tombada, abrangendo os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus. Por ser uma área de encontro entre Mata Atlântica com Floresta de Planalto, a Serra do Japí apresenta uma enorme riqueza em termos de biodiversidade.

São Francisco Xavier

Cachoeira Pedro Davi

Em plena serra da Mantiqueira, este distrito encravado em meio às montanhas um local de extrema tranqüilidade, com ótimas opções de lazer para aventureiros de todos os gostos.

Águas de Lindóia:

A pouco mais de 170 km da capital paulista, Águas de Lindóia é uma importante cidade do circuito das águas. Com varias fontes de água mineral, hotéis e pousadas de muito charme, tranqüilidade e ar puro do interior e claro principalmente no inverno, aquele clima friozinho que uma cidade serrana tem há oferecer. É o endereço certo na época das férias de inverno para muitos paulistas.

Analândia:

Vista da cidade próximo ao morro do Cuscuzeiro

Boa opção para quem gosta de estar em meio a natureza. Situada no meio do estado de São Paulo próxima das cidades de São Carlos e Rio Claro, a cidade de Analândia com cerca de 3500 habitantes é uma boa opção para quem gosta de estar em meio a natureza. Nela é possível fazer diversos esportes como escalada, rapel, mountain bike, caminhada, arborísmo e cavalgada.

Serra Negra:

Teleférico

A cidade de Serra Negra a cerca de 150 quilômetros da capital paulista é uma boa opção para quem esta a procura de um final de semana diferente.

Monte Sião:

Centro da cidade

A cidade de Monte Sião em Minas Gerais é o lugar certo para quem esta a procura de um clima serrano e tranqüilo, vizinha das cidades paulista de Águas de Lindóia que compõem o circuito das águas, a cidade oferece centenas de malharias que chamam a atenção de muitos compradores e lojistas de toda a região. Roupas de malha a bons preços e bem bonitas estão estampadas nas vitrines das centenas de lojas e também nas galerias da cidade. Nos finais de semana dos meses de junho e julho a cidade fica lotada de pessoas a procura de boas roupas a preços bem inferiores que nas demais cidades. Monte Sião tem cerca de 1500 lojas especializadas em roupas de lã, linhas e fios acrílico, tem cerca de 2000 empresas que se destinam a confeccionar as roupas. Por isso a cidade é conhecida como a Capital Nacional do Tricot.
Fonte: www.guiadoviajante.com

Comments are closed.